domingo, 11 de julho de 2010

Entrevista com Juninho 13 do CICAS

Estamos reproduzindo essa entrevista com o JUNINHO 13 do CICAS, espaço cultural que anda passando por problemas parecidos com o que rolou no ESPAÇO MALOCA do Parque Bristol, nunca fui ao CICAS mas ouço falar bastante das atividades e republico essa entrevista feita pelo Anderson da Silva Lima , numa forma de apoiar...........

Entrevistando CICAS



Luiz Carlos Sendro Junior conhecido com Juninho 13, nascido e 20 de agostos de 1983, com 26 anos hoje. É um dos protagonistas do espaço CICAS que realiza atividade sócio-cultural na região de vila Guilherme, que reuni os maluco de todos região de São Paulo com o mesmo fins de fazer e construir um sociedade alternativa com livre expressão.

Qual e a sua profissão?Qual e a sua formação?
R: Anderson, após a minha formação no ensino médio, técnico em administração, eu ainda me formei em Técnico em Radiologia médica e iniciei a faculdade de Designer, a qual não tive a possibilidade de custear e acabei abandonando e adotando na prática uma serie de ações que não deixaram de ser escola para mim.
O que é o CICAS? Quanto tempo o Espaço existe? Onde esta localizado?
R: o CICAS, é o Centro Independente de Cultura Alternativa e Social, teve inicio em 18 de março de 2007 e está localizado no bairro Jardim Julieta, bem próximo ao Terminal de Cargas Fernão Dias

O que este espaço realiza? Quais são a suas atividade?
R: O Objetivo maior do CICAS é proporcionar o acesso a cultura e seus equipamentos, inclusive tecnológicos, proporcionando opções de formação, entretenimento e interação, educativa e social gratuita para a comunidade local e convidados de diferentes regiões.
O CICAS é um espaço multicultural, e tem na diversidade o seu maior atrativo, com biblioteca dispondo um acervo independente especial, Estúdio de gravação e ensaio, Palco para Shows e espetáculos de dança e Teatro, Cinema, Oficinas Ambientais, de Dança do Ventre, Capoeira, Iniciação Musical, Bateria, Desenho infantil com acompanhamento psicológico, Desenho p/ Adultos, Artesanato, Inglês para Adultos, Teatro de rua, Basquete de Rua, Saraus, sem contar os Festivais e atividades Itinerantes, tudo acompanhado do já tradicional Almoço Comunitário grátis.

Qual a sua Função na Iniciativa? Quantas pessoas atuam diretamente?
R: Estou na iniciativa desde sua fundação e planejamento, exerço papel de Gestor da iniciativa, com serviços principalmente voltados a comunicação e desenvolvimento do projeto, como por exemplo criação e manutenção de site, criação de projetos e de divulgação, captação de recursos, entre outras responsabilidades, que são discutidas e dividas por todo um grupo que compõe Gestão.
Nesse grupo, que aumenta e diminui sempre, devido a todos os envolvidos trabalharem em caráter voluntario, consolidamos um núcleo principal, que hoje conta com 15 pessoas ao todo, na maioria delas moradores da comunidade e membros da associação Cultural Sinfonia de Cães

Qual é objetivo, meta, missões e visão do CICAS?
R: O CICAS tem como meta a Transformação através da mobilização e conscientização cultural e comunitária, incentivando as pessoas participarem ativamente das decisões e atividades realizadas, desvinculando-se da cultura do medo e do paternalismo público, que não apenas aqui, atrasa e diminui vários bairros periféricos.

O que o CICAS pensa sobre as atividades socioculturais desenvolvida hoje? Dê Exemplo?
R: Podemos hoje afirmar, que o papel sociocultural do CICAS está diretamente ligado a necessidade de provarmos que a ação coletiva e organizada é real e funciona, no nosso caso, além dos princípios culturais e produtivos que norteiam a ação, o papel social da iniciativa foi agregando-se naturalmente ao longo do projeto, de acordo com a necessidade da própria comunidade. Mas somos artistas, e através da arte é que improvisamos suprir paralelamente muitas dessas necessidades, que na realidade é função e dever do Estado. o exemplo principal que tenho a citar é o nosso Almoço Comunitário, que foi implantado após observação de que as crianças participantes, passavam o dia todo conosco, sem retornar a casa nos horários das refeições e que nem ao menos eram procurados por seus pais ou responsáveis.
Quem é o publico do CICAS?
R: O público do CICAS é principalmente o artista em formação, sem discriminação de estilo ou idade

A comunidade entende a proposta do CICAS?
R: Sim certamente, a grande Maioria respeita, admiram, participa e colabora, embora já tenhamos recebidos algumas reclamações (por barulho) em dias de Festa, o que é compreensível, pois o CICAS é cercado por um Conj. habitacional com mais 1200 apartamentos, onde cerca de 10% da população é idosa, mas nada que já tenha nos causado algum problema maior. Outras pessoas também se mostram indiferentes, o que não é novidade para muitos nos dias de hoje, alienados pela cultura massiva e popular da publicidade e da televisão, alguns confundem a proposta, e em atitudes por muitas vezes preconceituosas, fazem um pré- julgamento negativo da iniciativa, baseados no visual dos jovens que freqüentam o espaço e até mesmo pelas condições de saneamento e limpeza de algumas crianças

Existe parceria entre outros grupos? E no que eles somam?
R: o CICAS é movido através da ação independente de cada pessoa ou grupo proponente de atividade ou evento, diversas parcerias já foram firmadas nesses últimos três anos de trabalho, com destaque a Associação Cultural Sinfonia de Cães e o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, que realizam um trabalho fixo no espaço, e outros que promovem intercambio de atividades como Povo Brasileiro, Sarau da Brasa, Literatura Suburbana, Projeto Espremedor, Quilombaque, Esperança Garcia, Desalienarte, Poesia Maloqueirista, Quilombo Hi-fi, Associação de Gestores Ambientais e uma infinidade de outros coletivos e ativistas culturais... cada um exercendo papel fundamental na construção e manutenção do espaço.

Houver um processo de intervenção do poder publico no CICAS? Por que rolou isto? E como esta indo as conversa com eles?
R: Sim aconteceu, desde o inicio da ação em 2007, quando encontramos em abandono total a área, procuramos informações sobre a responsabilidade fiscal do terreno, e por diversas vezes fomos ludibriados ou nem menos atendidos formalmente. A sub de Vila Maria/Guilherme jamais assumiu a responsabilidade do terreno, nos encaminhando para outros órgãos como COHAB e EMURB, que também não assumiam responsabilidade. Até que então foi firmado, em ata registrada, um acordo de comodato entre a iniciativa e os moradores da COHAB, através de voto de seus representantes e síndicos. Em 11/06/10 a Sub, representada por seu coordenador de obras, nos notificou verbalmente que deveríamos sair do espaço, que o mesmo seria demolido pela prefeitura, alegando ele, estarmos ocupando ilicitamente o local. no dia seguinte, os mesmo funcionários, acompanhados pela policia militar e guarda civil metropolitana, rendeu a mim e outros artistas no local, retirando de qualquer maneira, e sem nenhum tipo de documento ou notificação em papel, todo nosso patrimônio do espaço, inclusive as panelas cheias e quentes de comida, os mais de 2000 livros da biblioteca, enfim, tudo...
Mobilizamos a comunidade, a mídia, alguns apoios parlamentares, jurídicos, enfim, tentamos todos os caminhos para reparar esse atentado, e deu resultado... Até mesmo o próprio secretario de Cultura se pronunciou a nosso favor, e com isso conseguimos um primeiro dialogo. Apresentamos então nossa proposta de trabalho e defesa e aguardamos uma posição oficial por parte do poder publico, que inicialmente suspendeu a derrubada do espaço para uma possível avaliação da proposta.

Este processo desapropriação do CICAS, como é que vocês vêem e o sentem?
R: Nós todos como pessoas estamos nos sentindo horríveis, não conseguimos comer direito, trabalhar direito, todo mundo carregando uma sensação de opressão no peito, uma espécie de medo de ver tudo que se acredita e que se investiu duramente virar pó, virar nada... uma espécie de peso, que transforma um artista em um boneco qualquer, sem vida e sem graça.
Apesar da programação estar sendo intensificada justamente por causa da situação, na semana do acontecido foi bastante difícil de se articular, de ter forças pra ninguém se entregar, e com o espaço novamente vazio, com grande parte do nosso material danificado na ação da prefeitura, enfim... foi realmente difícil...

Que o CICAS esta fazendo agora?
R: O CICAS continua suas atividades normais, estabelecendo ainda mais a conexão com vários coletivos de ação cultural da cidade, fomentando e fazendo parte de uma rede que pode transformar os rumos e futuro da Cultura, e acreditando é claro, na Permanência e real estruturação do nosso espaço e ferramenta de Produção, que é o CICAS.

Obrigado Juninho 13
Por Anderson Lima
anderson.poetadogueto@gmail.com

Um comentário: