sábado, 1 de dezembro de 2012

Entrevista com Kamau.

Especial entrevistas 4/10
Alessandro Buzo: Começo a entrevista querendo saber "TUDO" sobre o seu novo trabalho "ENTRE" ? Kamau: O "... ENTRE ..." é um EP que surgiu desde que terminei o Non Ducor Duco em 2008 mas só agora chegou no formato que eu queria. É um trabalho onde eu experimentei mais musical e e poeticamente. Muito disso se deve ao que venho aprendendo de 2008 pra cá e ao Renan Samam que trabalhou diretamente comigo na confecção deste. Tenho muito orgulho desse EP.
Buzo: Quando surgiu a idéia de ter a poesia de Emerson Alcalde no albúm ? Kamau: Eu o vi num Sarau Suburbano, se não me engano. Desde que o vi recitando "A Massa" eu me interessei pelo jeito com que ele lida com as palavras e achei que ele seria um bom anfitrião pro EP. E gostei muito do resultado. Trabalharemos mais juntos. Buzo: E o NON DUCOR DUCO, o que representou na sua vida e carreira ? Kamau: O Non Ducor Duco é meu primeiro passo solo, mesmo eu já tendo lançado a Sinopse. Sempre fiz parte de algum coletivo ou grupo desde que comecei no rap. Fazer um disco todo com conceito, refrões, sonoridade e identidade era um desafio pra mim e eu sinto que fiz a coisa certa com esse trabalho. É meu divisor de águas. Buzo: Lembranças das Batalhas de Mc´s ? Kamau: A rapidez de pensamento, saber lidar com a derrota e não se emocionar com as vitórias. Foi um ótimo processo de aprendizado. Mas nunca foi meu foco, devo dizer. Mas foi uma boa escola, sem dúvida. Buzo: Muitos MC´s de sucesso hoje na cena, te citam como referência, como é ser essa referência ? Kamau: Pra mim é lisonjeiro pois minhas referências ainda estão tão próximas e ativas. Sinto que trilhei o caminho certo e várias pessoas cruzaram esse meu caminho. Fico orgulhoso dos que pude acompanhar de perto e agradeço os que tomam minha caminhada e meu modus operandi como parâmetro. Buzo: Qual foi a sua escola de Hip Hop, onde e quando disse: - Isso que eu quero pra mim ? Kamau: Eu venho observando há muito tempo. Ainda tô na escola no que se refere ao Hip Hop como um todo. Com 12 anos eu conheci o rap e decidi que a música seria parte da minha vida mas não me atrevi a fazer parte dela. Observando de perto Racionais, Posse Mente Zulu, DMN, MRN. Ouvindo Public Enemy, NWA, De La Soul, Boogie Down Productions, A Tribe Called Quest, De La Soul, Gangstarr. Foi assim que cresci. Até que um dia o KL Jay perguntou sugerindo: Por que você não rima? E eu tô respondendo essa pergunta até hoje. A ele devo agradecer por despertar essa ideia em mim. Sempre. Buzo: Artistas como Emicida, Criolo e outros, estão levando o RAP pra outros lugares além da quebrada, qual a importância de abrir esses espaços ? Kamau: A importância é mostrar nosso ponto de vista pra pessoas que não tem noção de como algumas coisas acontecem. E, com isso, fazer com que os que são como nós sejam respeitados nos diversos lugares em que vão. Isso ainda não acontece mas creio que essa seja uma intenção que muitos de nós temos em comum. E, é claro, a aceitação da nossa música como parte importante da cultura no geral e a valorização dos artistas do RAP. Buzo: Como você enxerga hoje a mídia do Hip Hop (revistas, sites, TV) ? Kamau: Antigamente eu via os sites mais ativos e antenados. Hoje muitos podem ter seus próprios sites mas já não os vejo tão atuantes como era... Na TV temos em SP o Manos e Minas dentro de uma emissora de âmbito estadual e alguns outros programas regionais. Já estivemos melhor. Mas espaços estão sendo encontrados e voltaremos a falar pelo país todo. Buzo: E o nome KAMAU, vem desde quando, como surgiu ? Kamau: Foi um nome que escolhi de um livro que tem na casa do KL Jay. Quando vi o significado eu gostei e escolhi pra ser meu codinome de MC. Buzo: Plano Audio, o que vem a ser ? Kamau: Plano Audio é o selo com o qual assino meus trabalhos. Espero um dia expandir e trabalhar com mais pessoas. Buzo: Um grande momento na sua carreira ? Kamau: 23 de agosto de 1997: Segundo show do Consequência, abrindo o show do Thaide e DJ Hum na festa de 5 anos da Truck's Discos 20 de novembro de 2009: Show no dia da Consciência Negra na Praça da Sé com uma chuva muito forte e meu pai presente na platéia. Buzo: Quais suas referência, Sr. referência ? Kamau: KL Jay, Brown, Edi Rock, Rappin Hood, Eliefi, Parteum, Emicida, Rashid, Daniel Ganjaman, DJ PR!MO, DJ Erick Jay, DJ Nyack, DJ Marco e mais alguns de fora. Tenho muitas referências e elas se renovam a cada dia.. Buzo: Quando está de folga, o que gosta de fazer em São Paulo ? Kamau: Comprar disco, andar de skate, tomar um mate e conversar com os amigos... Buzo: Com quem ainda espera fazer um som um dia ? Kamau: Mano Brown, Dexter, MV Bill, Marcelo Camelo, Seu Jorge. Buzo: Um filme ? Kamau: Duro Aprendizado Buzo: Um ator ? Kamau: Denzel Washington Buzo: Uma atriz ? Kamau: Nia Long Buzo: Um livro ? Kamau: Malcolm X, Jay-Z -Decoded Buzo: Um sonho a realizar ? Kamau: Constituir família e sustentá-la com a música Buzo: Considerações finais ? Kamau: Obrigado Buzo pelo espaçø dado à cultura e pelo fortalecimento que proporciona a ela. Que surjam mais ativistas da arte como você pra sermos cada vez mais fortes.
Assessoria de imprensa: giselecoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário