quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Entrevista exclusiva com TERRA PRETA.

Especial entrevistas 3/10
Terra Preta mora a mais de uma década no bairro do Grajaú, no extremo da zona sul de São Paulo. Nessa entrevista exclusiva ao BLOG do Alessandro Buzo, Terra Preta fala da sua carreira. Confira...... agora.
Alessandro Buzo: Quem te batizou TERRA PRETA? Terra Preta: Na época que fui chamado de Terra Preta pela primeira vez foi numa situação muito desconfortável para o negro. Isso foi motivo de escárnio. Era na 3º Série e a professora falava sobre os tipos de Terra no solo brasileiro. Quando virou motivo de piada. Era a crueldade e o racismo dos anos 90. Eu me sentia ofendido. Foi quando um dia li Malcom x e minha visão mudou completamente. A Partir daquele momento usei o que era piada como orgulho. Buzo: Grajaú, fale da sua quebrada? TERRA PRETA: Sempre olhei Minha quebrada como uma cidade a parte em são Paulo. Temos nosso jeito de falar de agir. Não nasci aqui. Moro há 12 anos. Sou filho adotado. Mas nesse lugar que conheci o Rap, que fiz as melhores amizades da minha vida, comprei minha primeira casa. Já era pra eu ter me mudado há muito tempo pros dados do centro por causa dos trampos. Dizem que tudo fica mais fácil e ao acesso as coisas melhora, mas eu tenho uma relação especial com esse lado da cidade e por enquanto to muito feliz por aqui. Buzo: Você promove hoje um evento na quebrada, fale dele? Terra Preta: A zona sul é berço do Rap. A maioria dos grandes nomes do Hip Hop vem daqui desse lado. No entanto nos últimos 6 anos o rap deu uma queda brusca, um baque enorme. Perdeu a moral na quebrada. As pessoas perderam interesse e não teve uma reciclagem no movimento. No início de 2012 tive uma reflexão sobre o quanto nosso bairro já foi atuante expressivo nessa area. Tínhamos shows em toda a parte. Só aqui no grája eram cerca de 50 grupos de Rap nos meados dos anos 2000. A festa "Zona Sul, Zona Show" - Frase da Música do Sabotage serviu de inspiração para organizarmos essa festa que resgata esse sentimento que já tivemos. Dando a chance de novos grupos mostrarem sua cara. Por isso realizamos duas edições. Uma edição é gratuita com grupos locais na quebrada e outra conta com atrações de nome na cena. Já trazemos Dj Kl Jay, Mc Marechal, Rincon Sapiência e até vertentes de outros estilos como Samba e Funk/pancadão. Buzo: Do Grajaú surgiu o grande sucesso CRIOLO, você chegou a cantar com ele, como vê o sucesso que ele, vindo do Grajaú alcançou? Terra Preta: Ele sempre foi um batalhador. Apesar que por durante quase 10 anos não teve direcionamento algum no trabalho. Fazia tudo de qualquer jeito ou do jeito que dava. Na época que ele estava no Bairro as coisas estavam muito difíceis. Graças a pessoas que entraram em sua vida as coisas tomaram um rumo diferente e hoje ele é esse monstro. Mas o sucesso dele não se deve ao Grajaú. As pessoas daqui não valorizaram ele o quanto deveria. Acho que está perfeito assim. Ele é um artista multifacetado, com um talento e cativa as pessoas de uma forma incrível, é universal. Mas é uma boa referencia de perseverança, pra quem é do Grája e ta chegando agora. Buzo: Em 2008 você participou do Programa Astros do SBT, qual foi a importância dessa participação? Terra Preta: Serviu pra me mostrar que eu posso muito mais do que imaginava. Buzo: Milionário em Treinamento foi seu disco em 2010, trouxe os resultados esperados? Terra Preta: Na época não. Mas dois anos após o lançamento as pessoas me param e dizem: "Essa mixtape é um clássico". Alí naquele disco pude introduzir o que de fato é o Terra Preta Musicalmente. Um cara desdobrado que consegue manter a direção do trabalho mesmo usando de vários estilos diferentes numa música. Tenho consciência de que meu trampo é diferente de qualquer coisa que tem no mercado. No momento que fiz essas músicas passava por uma prova de fogo, sabia que poderia causar um impacto negativo e não seria fácil continuar. Mas fiz o que tinha que ser feito. Em um ano e seis meses vendi de mão em mão mais de 7.000 cópias. Fui pela primeira vez para vários lugares do Brasil e a Mixtape me deu força para produzir mais 3 discos. Foi um ponta-pé inicial Buzo: Clipe Crises, como foi esse trabalho? Terra Preta: Coisa de louco. Conheci o Toddy Ivon num dia que sai pra vender discos na rua. Naquele momento batemos um papo ele tentou me mostrar o que tinha de trabalho, mas não rolou. No final do rolê, nos encontramos de novo e acabou me dando uma carona, criamos uma afinidade na conversa. Uma semana depois saímos para as ruas. Sem roteiro sem nada. Somente captar algumas idéias e registrar aquele momento. Acontece que ali descobri um gênio dos videos. Foi o primeiro clipe dele. Depois desse continuamos a saga. Buzo: Comente seus outros clipes, depois do Crises? Terra Preta: Foi a consequência de uma sinergia. Todos os outros foram num esquema muito parecido com crises. Tínhamos um surto e criávamos uma situação. Na época o Toddy se dedicou pra fazer videos e eu estava contente com essa nova experiencia. Tudo isso gerou uma situação em que estavamos confortáveis e criativos. Depois trabalhei com outras pessoas. Meu último video "Nasce, Cresce e Morre" foi dirigido por Paulo Chun. Buzo: Seu site (www.terrapretafiga.com) traz Downloads de suas músicas, qual a importância da WEB na sua carreira? Terra Preta: Minha plataforma de comunicação. É o lugar que gasto mais tempo depois do estúdio. Não sou muito fan das redes sociais por que te obrigam a expor sua vida de uma forma muito escrota. Mas faz parte do trampo. Geralmente eu gasto esse tempo interagindo com os fans e falando sobre novidades... Buzo: Quando está de folga, o que gosta de fazer em São Paulo? Terra Preta: Geralmente não têm folga. Não gosto de folga nem de feriado. Gasto todo meu tempo me aperfeiçoando. Gravo muito. Quando Paro são poucas as opções. Assisto um bom filme pra relaxar, Saio pra correr Ou vou pra casa do Meu mano Esze pra falar de música. Quando estou adiantado nos trampos vou em alguns sarais. Samba da comunidade, baile funk tanto faz... Buzo: Com quem ainda espera fazer um som um dia? Terra Preta: Talvez dia desses aí eu apareça cantando com um Jay z ou Um Seu Jorge da Vida... Eu nem me deixo ser surpreendido por essas coisas. Nem ando ansioso por algo assim. Já trabalhei com a maior parte das pessoas com quem tive o sonho de um dia ao menos apertar a mão. Buzo: Um filme? Terra Preta: Forest Gump - O contador de Histórias Buzo: Um ator? Terra Preta: Adam Sandler. Buzo: Uma atriz? Terra Preta: Beyoncé. Buzo: Um livro? Terra Preta: O menino no espelho - Fernando Sabino Buzo: Um sonho a realizar? Terra Preta: Já realizei meu principal sonho que é viver do que gosto. Meu sonho maior é tornar isso louvável e duradouro. Quero que este trabalho ganhe cada vez mais forças e me torne uma pessoa cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário