quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Matéria sobre o Profissão MC no Japão, site Web News, feitos por brasileiros (em portugues), no Japão

http://portalwebnews.com/index.php/2010/09/30/%E2%80%9Cprofissao-mc%E2%80%9D-no-japao/

ENTREVISTA
30 de setembro de 2010



Alessandro Buzo: “Usei e abusei da minha credibilidade”
Redação Portal WebNews

Arteiros trazem “Profissão: MC” ao Japão [Hamamatsu] em novembro



Coloque na agenda. O grupo Arteiros, que promove eventos culturais e sociais para jovens, em parceria com o HICE, apresentará no dia 7 de novembro de 2010 o filme do escritor brasileiro Alessandro Buzo intitulado “Profissão: MC”. A exibição será após uma palestra sobre drogas para os jovens brasileiros, em parceria com a delegacia central de Hamamatsu.
“Apesar da realidade totalmente diferente, o Japão, infelizmente, já não é como antes. Esse filme esta sendo usado principalmente para atrair os jovens para a palestra e também para conscientizá-los de suas escolhas”, explica Daniel Oshiro, que vai promover a exibição do filme no Japão.
- Um filme de realidade dos subúrbios brasileiros sendo exibido no Japão? – “Pode parecer exagero, mas moro em Hamamatsu desde os 15 anos, já vi em torno de três a cinco amigos e conhecidos serem presos por tráfico de drogas. Também vi um sem número de amigos serem presos por uso de drogas. Mesmo sendo outro país, outra realidade, acho válido esse filme ser exibido aqui”, responde Oshiro.
Segundo ele, o Hip Hop cresceu muito no Japão. “É uma boa exibir esse filme e chamar atenção dos jovens de Hamamatsu”, afirma Oshiro que também fará palestra para os jovens. O grupo surgiu em abril de 2010 para representar os jovens do Japão . Em setembro o Arteiros promoveu a mostra de curtas-metragens brasileiros em parceria com o jornalista Roberto Maxwell.
Representando a Literatura Marginal, com cinco livros publicados, Alessandro Buzo pertence à vanguarda cultural da periferia de São Paulo, leia-se Hip Hop. Um movimento que, aos poucos, deixa sua marca na cultura brasileira.
Para saber mais sobre um desses legados, o filme “Profissão: MC”, acompanhe a entrevista exclusiva com o escritor e diretor Alexandro Buzo ao Portal Webnews.

Portal Webnews: Quando e por que resolveu fazer esse filme?
Alessandro Buzo: Trabalhava numa produtora (desde começo de 2008 na DGT Filmes), começamos a fazer um quadro “Buzão – Circular Periférico” no Programa Manos e Minas da TV Cultura de SP, aí comecei a dizer que tinha um roteiro e queria filmar na minha quebrada (Itaim Paulista, extremo leste de SP), passei um ano insistindo até o Toni Nogueira encarar o projeto comigo e filmamos em cerca de sete dias, final de 2008, início de 2009. Editamos e lançamos em outubro/2009. Quis fazer o filme porque tudo que eu via da periferia era documentário, queria fazer uma ficção. Ficou muito parecido com a realidade (um jovem entre o Hip Hop e o crime), mas é ficção.

Portal Webnews: Como é trabalhar num projeto destes sem patrocínio?
Alessandro Buzo: Difícil porque a falta de grana traz algumas limitações, mas acho que o resultado final ficou muito bom. Um jornalista me perguntou se quero ensinar os grandes cineastas a fazer filme sem dinheiro, respondi que quero apreender com eles a fazer com dinheiro. Sem dinheiro pra abrir as portas, usei e abusei da minha credibilidade.

Portal Webnews: Como foi a recepção dos membros das comunidades quando vocês estavam fazendo as filmagens?
Alessandro Buzo: Muito boa, abriram a porta da comunidade e até de suas casas. A cada dia de filmagem era uma loucura, pessoas juntavam para assistir as cenas e aplaudiam no final.

Portal Webnews: Onde foi filmado?
Alessandro Buzo: Numa comunidade no Itaim Paulista, último bairro da zona leste de São Paulo (Brasil), bairro periférico com cerca de 400 mil habitantes.

Portal Webnews: Qual é a mensagem final?
Alessandro Buzo: O crime não compensa.

Portal Webnews: Pretende fazer outros filmes?
Alessandro Buzo: Quero fazer um curta sobre o “CRACK” (15 minutos), também sem captar dinheiro e pretendo arrumar alguma grana pra fazer um longa “O Plano” é o título provisório.

Portal Webnews: Qual mensagem você manda aos brasileiros que estão no Japão?
Alessandro Buzo: Um grande abraço, a internet diminui a distância entre a gente. Então estamos muito longe, mas ao mesmo tempo muito perto, fiquem ligados no meu BLOG e no BLOG do filme.


SINOPSE
Profissão Mc traz a estória de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no RAP.
Profissão MC é um filme sobre oportunidades, ou falta delas.
Este filme não captou um único real para ser produzido e pretende ser exibido em várias comunidades pelo Brasil.
Marca a estréia de Alessandro Buzo como diretor, junto ao experiente Toni Nogueira. www.profissaomc.blogspot.com

PROFISSÃO MC
Ficha Técnica
Título Original: Profissão MC
Gênero: Drama
Duração: 52 min.
Lançamento (Brasil): 2009
Site: www.profissaomc.blogspot.com
Distribuição: Suburbano Convicto Produções
Direção: Alessandro Buzo e Toni Nogueira
Roteiro e Argumento: Alessandro Buzo
Produção: DGT Filmes
Trilha Sonora: Criolo Doido; Rappin Hood; Dudu de Morro Agudo; Periafricania; Décio 7 e Cris Scabello.
Direção de Fotografia: Toni Nogueira
Fotografia: Toni Nogueira
Tiago Pastoreli
Finalização: Mauricio Falcão
Arte Cartaz: Sérgio GAG
Captação de Aúdio: Edimar F. de Jesus (Xantilee)
Tratamento e finalização de aúdio: Estudio Traquitana
Edição: Tiago Pastoreli
Seleção de atores: Alessandro Buzo
Assistente de Produção: Marilda Borges


Criolo Doido (protagonista), Toni Nogueira e Alessandro Buzo (diretores)

Elenco: Criolo Doido; Dj Dan Dan; Da Antiga; Juju Denden; Neto; Wagnão; Marquinhos.
Participação Especial: Rappin Hood e Beto Guilherme.
Figurantes: José Soares (policial 1), Trutty (policial 2), Marcio Roots, Zinho Trindade, Tubarão, Alvaro Buzo, Michel da Silva, Michel Premonição, Walter Limonada, Fanti Manumilde, Eduardo Bboy, Fernando Premonição, Alessandro Buzo, Marilda Borges, DJ Marco, Terra Preta, Pedro Gomes, Tais Terto (garota campinho), Cacau Ras e outros.

Contato: alessandrobuzo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário