quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

10 entrevistas de 10 perguntas com 10 seguidores do Buzo no Facebook. 5/10 > ENTREVISTA EXCLUSIVA COM "Marcio Costa", escritor.

Marcio Costa é casado com Andrea, pai do João de 10 anos, professor de Geografia e assessor parlamentar da Vereadora Juliana Cardoso do PT - SP.
Autor do livro: JUSTA PALAVRA, de crônicas.
Antes do livro, publicava os textos num blog (www.justapalavra.blogspot.com), juntou textos publicados na internet e fez o livro pra comemorar 40 anos em 2014.
Vamos conhecer um pouco mais do Marcio Costa nesta entrevista exclusiva de 10 perguntas.



****

Alessandro Buzo: Você criou um BLOG que virou livro, porque começou o BLOG ?
Marcio Costa: Mano, criei o blog bem timidamente para exercitar a escrita, como um passa tempo mesmo, fui criando gosto e escrevia de duas a três crônicas semanais para publicar.

Buzo: O livro veio pra comemorar seus 40 anos, foi um divisor de águas ?
Marcio Costa: Foi sim, lançar um livro aos 40 anos de aniversário foi um barato, depois disso toda minha rotina mudou, passei a frequentar Saraus e conheci varias pessoas, comecei a ler outros assuntos e autores que eu não conhecia, e de lá pra cá minha leitura tem sido a literatura marginal mas é claro sem deixar a classica de lado, uma complementa a outra.

Buzo: O livro JUSTA PALAVRA trouxe o resultado que VC esperava dele ?
Marcio Costa: Trouxe muito mais que eu esperava, o livro foi publicado numa brincadeira de aniversário e sem pretensão alguma, ainda hoje depois de um ano e meio do lançamento ainda rende assunto, portanto posso dizer tranquilamente que ele superou todas as minhas expectativas.


Buzo: Professor e Assessor Parlamentar, como é essa jornada dupla ?
Marcio Costa: Dependendo da época fica bem turbulento o trampo, época de provas por exemplo e final de semestre fica tenso mas nada que não de para segurar. É claro que ambos os trabalhos demandam muito do meu tempo.

Buzo: Itaquera sua quebrada, como é sua ligação com o bairro ?

Marcio Costa: Da hora essa pergunta, Itaquera além de minha quebrada de moradia foi lá que nasci, fui criado e trampo, minhas crônicas e histórias se eu não estivesse na quebrada eu não teria como descreve-las, adoro o meu bairro.

Buzo: De uns tempos pra cá, passou a frequentar saraus, fale deles e importância na sua vida ?
Marcio Costa: Os saraus fazem toda a diferença, gosto muito de ir para apreciar a galera declamando poesias, contos, crônicas, tem sido neles que adquiro novos livros e conheço pessoas e falo do que mais gosto que é a literatura. Os saraus acabaram se tornando uma escola pra mim, é sinônimo de discplina, respeito, tolerância, resistência e protestos, tudo aquilo que eu gostaria que fosse uma escola.

Buzo: Porque o Brasil lê pouco ?
Marcio Costa: Acho que por dois motivos.
Cultura, falta de hábito das pessoas em ler algo, seja lá o que for e o outro o preço dos livros, mesmo quem gosta de ler fica um pouco caro comprar um livro e por isso acaba não sendo uma prioridade, se os livros fossem mais baratos talvez a galera passasse a ler mais.
Falta incentivo cultural e financeiro pra isso.

Buzo: Além da literatura e trabalhos, o que te da prazer, o que gosta de fazer em São Paulo ?
Marcio Costa: dar um rolê na cidade/centro e ir ao cinema. Ler a cidade e as pessoas, acho o maior barato.

Buzo: O ano de 2015 foi complicado, mas liste 3 coisas boas no ano que se finda ?
Marcio Costa: Mano tiveram várias coisa boas nesse ano tirando a grana curta.
Lançamento do livro poetas do sarau suburbano volume 3 foi da hora, conheci vários parceiros novos e fiz novas amizades.
Foi o ano que mais li, acho que por volta de uns 30 livros.
E por ultimo decidi pautar minha vida, isso foi muito importante, fazer o que e quando quer foi fundamental pra mim.

Buzo: O que espera de 2016 e um salve aos leitores que vão conferir essa entrevista ?
Marcio Costa: Que venha 2016 com bastante trampo, saúde e paz que o resto a gente corre atrás.
Aos leitores um grande abraço e vamos fomentar a escrita e a leitura, isso faz toda a diferença. Valeu.



Alessandro Buzo e Marcio Costa

***

Comente e compartilhe essa entrevista....
www.buzoentrevista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário