quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

10 entrevistas de 10 perguntas com 10 seguidores do Buzo no Facebook. 1/10 > ENTREVISTA EXCLUSIVA COM "Wallace Hill"

Ele trabalha com seu pai (além do corre cultural), esse trabalho o levou pra Juazeiro do Norte, mas o sonho do Rap segue vivo, lá e nos razante que ele faz em São Paulo.
Digo que ele é o maior "Gangstar" de Juazeiro.... além de ser frequentador do Sarau Suburbano no Bixiga, antes e agora quando vem a sampa, bora saber mais em 10 perguntas ?



***

Alessandro Buzo: Como foi seu primeiro contato com o Rap e poesia ?
Wallace Hill:
Primeiro contato com a poesia foi por intermédio do RAP... Pode até ter acontecido dela aparecer pra mim na escola mas atraiu minha atenção com o RAP.
O primeiro contato com o RAP foi aquela parada meio loka que aconteceu no inicio dos anos 2000, Racionais MCs estralando em TODAS quebradas, sem exceção, na mesma época mais ou menos chegou um disco do Tupac pra mim também, tanto que a lembrança mais antiga que tenho de RAP é nas festas da rapa que tinha na rua e já pro final das festas tocava logo o "Nada como um dia após o outro dia", aí já viu, geral ficava a mais no rolê...

Buzo: Como descobriu os Saraus, quais frequenta ?
Wallace Hill:
Eu colava nas batalhas de MCs, e o rolê das batalhas era ligado de certa forma com o movimento dos Saraus, e o Sarau Suburbano é fechadão com o RAP, o público é o mesmo, então comecei a colar no Sarau Suburbano primeiro, depois fui conhecendo outros, atualmente quando estou em São Paulo os que frequento mais são o Sarau Suburbano, o Sarau Saravá e o Sarau no Kintal.

Buzo: Vc fez parte do grupo INTERpretoAÇÃO que chegou a por um EP na rua, mas depois vc mudou de SP, como foi esse projeto e parou pela sua mudança de estado?
Wallace Hill:
O InterPretoAção foi uma parada muito loka, eu tinha alguns projetos de sons com o CK, pela proximidade de rua, e ele montou um grupo com o DJ Faul, e noiz era tudo a mesma banca... Foi loko porque desde o começo eles já sabiam que eu iria me mudar, e quando houve o acerto das ideias que eu entrei pro grupo, a gente trampou igual, loko, depois convidamos o Ajax e ele fechou com noiz também e quando o Ajax entrou pro grupo, começamos o projeto do EP ApresentoAção, e em 6 meses conseguimos estar com as cópias físicas em mãos, foi trampo hein malandro...
Vendemos 50 camisas sem ter 1 som na rua, fechamos show na lendária Rinha dos MCs antes do single do EP e quando lançamos conseguimos uma agenda da hora... Quem trampou com noiz sabe como foi uma parada meio loka...
Mano, eu não posso dizer que o grupo parou porque eu mudei, mas o fato de eu ter mudado fez perder força né, a gente era novo também, época de aprendizado, evolução e mudanças... Talvez mesmo que eu tivesse ficado o grupo teria acabado, mas continua todo mundo na mesma amizade de mil grau, só com menos contato...

Buzo: VC é do estilo Gangstar, como é ser Gangstar em Juazeiro do Norte ?
Wallace Hill:
hahahahaha..... Bangui é loko, Buzo, aqui tem uma cena de RAP também, mas é aquela fita, menos gente, menos recursos, mas vejo que tem gente fazendo a máquina girar aqui também...
Mas "O Gangster" ta na ativa, quando menos esperarem a gente chega com uma paradinha, um trampo daquele jeitão...

Buzo: Como é essa PONTE .... uma hora VC está em Juazeiro onde mora, mas vem sempre a SP, o que o traz a metrópole ?
Wallace Hill:
Vou pra SP por motivos profissionais, há uma conveniência de agenda, em agosto quando fui consegui esquematizar dois shows...
Mas as coisas vão se organizando e vou cada vez mais, ficar mais tempo em SP, pra dar sequencia na carreira e fazer a moeda de outras formas também...

Buzo: Qual a importância da Literatura em sua vida ?
Wallace Hill:
A Literatura MARGINAL, me influencia diretamente, nas ideias e nos contextos, aprendi mais sobre língua portuguesa com poetas marginais do que com os grandes medalhões da literatura.
Eles despertaram mais meu interesse em aprender, sobre tudo, inclusive sobre os medalhões.

Buzo: Quais mc´s são referência pra VC ? Comente sobre eles ?
Wallace Hill:
Mano Brown - Prateleira de cima do RAP, malandro zera o game, único que chega de igual é o Jay-Z, e se não cuidar o Brown "põe no bolso"
Rocha - O monstro da multisilábica, favela...
Rincon Sapiência - Divisor de águas pra mim, me fez me atentar mais sobre levada...
RGdoQI - O MC mais refrãozeiro de SP, levada cabulosa, swing monstro...
Murilo SDC - Ao mesmo tempo que é uma referência próxima a mim, é meu adversário em nível técnico, quem cola com noiz sabe como a gente quer ser os melhores, e pra isso a gente se cobra e se ajuda, mas quando a gente chega junto num som é pra "acabar com a carreira do amiguinho" hahahahahaha

Buzo: VC se acha um MC (ou) um POETA ?
Wallace Hill:
MC, vários poetas somam com o RAP, e somam muito, mas você ser um MC é além de escrever, é cantar e se posicionar em uma cultura, talvez por ter de ser mais centrado, os MCs não consigam ter o lirismo e a sensibilidade do poeta.

Buzo: Fale desse projeto novo A Banca: PRETOS SA ? Formada por Wallace Hill, Murilo SDC, Ajax e Joas, como tocar morando em Juazeiro do Norte e os demais integrantes sendo de São Paulo ?
Wallace Hill:
PRETOS SA é uma banca, nos consideramos uma empresa de entretenimento. Não vamos ficar apenas nas músicas. Somos 4 artistas solos, independentes, vamos trabalhar o coletivo e o individual.
Vai ser mais complicado fechar show da banca, mas sempre que tiver show de um, vai ter algum de nós participando e fortalecendo, até no backstage por exemplo.
Já temos o projeto Dichavando Discos, com Murilo SDC e estamos projetando outros projetos além dos sons que já tem umas paradas no forno e 2016 vai ser de mil grau.


Buzo: Qual a mensagem que vc deixaria pra todos que vão ler essa entrevista...... tipo, pra 2016..... o que VC deseja, espera.... como cidadão, como artista ?
Wallace Hill:
2016 vai ser de muito trabalho, tanto artisticamente quanto na minha carreira paralela.
Como cidadão eu desejo uma polícia que mate menos, um governador que invista mais em cultura e educação do que em polícia, lembrando que segurança e polícia não necessariamente são a mesma coisa.
E como artista desejo paz e saúde pra trabalhar, mas pode apostar que depois de mais de 2 anos "parado" (sem lançar nada) vai ter sons novos e outros projetos além da música.
Forte abraço Buzo, quero te agradecer publicamente, já somou em várias mãos...
O Gangster ta chegando!
Wallace Hill.


****
Comente essa entrevista....
www.buzoentrevista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário