sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

10 entrevistas de 10 perguntas com 10 seguidores do Buzo no Facebook. 7/10 > ENTREVISTA EXCLUSIVA COM "Alex Barcellos".

Alex Barcellos é um agitador cultural em São Paulo, realizador do Festival Percurso na Zona Sul da capital.
Vamos conhecer melhor esse mano, numa entrevista exclusiva.



*****

Alessandro Buzo : Quem é Alex Barcellos por ele mesmo ?
Alex Barcellos:
Alex é um amigo que tu pode contar com ele até o fim, cara simples, morador de Taboão da serra que passou grande parte da sua vida na várzea e nas quebradas da zona da zona sul, filho de mineiros que estudaram até a 4 série, e de 3 irmãos que até hoje tem que aguentar esse maloqueiro que fala gíria, que trabalhou 15 anos no comercio de varejo de São Paulo tendo vários conflitos ideológicos com os patrões, que conheceu a cena cultural em 97 trabalhando com teatro e música, mais que infelizmente não conseguiu viver do seu sonho, muito pela época que sonhou.
Amante de música, política e de produção periférica.
Que curte muito estar com amigos, pessoas, juventude, que tem sonhos é que acredita neles, que tem foco, que é um bom amante do mar, cachoeira, que curte um bom Whisky, adora ler biografias, que escuta muita música e que gosta de conhecer mais é mais sobre o Brasil e os brasileiros.
Que não foge da luta, que adora acompanhar ela, e que confia muito em quem luta!


Buzo: Você é um dos organizadores do Festival Percurso, na zona sul de SP, o que dizer da edição de 2015 ?
Alex Barcellos:
Festival Percurso começou como um sonho coletivo que germinou em um grande Festival na Zona Sul, 2015 foi nossa segunda edição, foi mágico, foi um momento de conseguir reunir em um evento tudo que poderíamos ter de produção cultural periférica, um evento de um dia só, que teve envolvido, 3a Idade, Crianças, Juventude, Economia Solidária, Mulheres, Indígenas, Povos Tradicionais, Funk, Rap, Sarau, Poesia, Grafitte, Brincadeiras, teatro, dança, literatura, comida e ocupando um espaço público como a praça do Campo Limpo, sendo tudo grátis, com público estimado em 20 mil pessoas no decorrer do dia. tudo em um arranjo colaborativo, mostrando a força da produção periférica em organizar um evento desse porte.


Buzo: Teremos Festival Percurso 2016 ? O que podemos esperar ?
Alex Barcellos:
Espero ter Festival Percurso todo ano! Lembrando que Percurso tem um duplo sentido, pra nóiz é Periferia e Cultura em Rede Solidária, ou seja a cada ano cresce mais. Em 2016 vamos fortalecer mais ainda a produção periférica, os arranjos solidários e ter mais colaboradores na produção.


Buzo: Nos fale da cena cultural na Zona Sul, Zona Show ?
Alex Barcellos:
A cena cultural da Zona Sul resiste ainda! Mais acho que vem tendo um grande progresso, ocupando mais espaços públicos seja em praças, bibliotecas, salas, escolas, ruas, vem surgindo mais Saraus em diversas quebradas, tem vários projetos acontecendo dentro dos territórios. Exemplo ano passado teve a feira literária da Argentina com diversos Saraus aqui da Sul, Estéticas da Periferia que foi lindo de ver e participar, conseguimos estar na 31a Bienal com 22 atrações periféricas, Teve o Festival Doladodecá que contemplou o Futebol de várzea levando a cultura pra dentro do campo com o Narra Várzea e o Racionais tocando no Capão no Festival Percurso, conseguimos lançar um Cd com arranjo colaborativo e solidário do Vitor da Trindade junto com a Agência Popular de Cultura Solano Trindade. Esse ano foi intenso, Cd do Z'África Brasil, Festival Percurso, Felizs 1a Feira Literaria da Zona Sul, 10o Festcal Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo, 1o Festival onde Quereres Resolver sou Coqueiro, 8a mostra Cultural da Cooperifa, Festa de 15 anos da Festa 100% Favela. Vou citar só esse mais faltou muita coisa ainda, mais a Zona Show continua viva!


Buzo: Existe união entre artistas e produtores culturais na sua opinião ?
Alex Barcellos:
Olha ela não é unânime! Mais vem melhorando bastante essa relação de trabalhar junto, de ser mais colaborativo nas produções, todos lutar por mais Leis, projetos e editais. Acho que também estamos em um processo de formação de entender como juntos conseguimos mais coisas, de ouvir mais, de compartilhar mais e de se conhecer mais. Não tenho nada também com quem pense diferente, mais acho que ta na hora de acreditar em uma novo ciclo que vem surgindo e que todos devem repensar as suas ações.


Buzo: Cena dos Saraus na Periferia de São Paulo, qual importância você vê ?
Alex Barcellos:
Acho que o Sarau deu a oportunidade de mais pessoas falarem, de mais artistas surgirem, o sarau e resistência, luta, literatura, música, poesia, teatro e pedagógico, acho que ele consegue reunir tudo que tem de produção cultural, de manifestação artística, espaço de debates e posições políticas. Ele conseguiu entrar dentro da escola conservadora, ele conseguiu ir pra Argentina mostrar nossa cultura, ele está na França, na Alemanha no México, o Sarau é um dos movimentos mais importantes que aconteceu culturalmente no Brasil. Hoje ele ajuda na formação da nossa juventude, hoje ele fala, mostra nossa cara e fala a nossa língua.


Buzo: Quais saraus você costuma frequentar ?
Alex Barcellos:
Como disse amo a cultura periférica, vou citar alguns espaços que frequento e que indico a todos conhecerem, Sarau do Binho, Sarau da Cooperifa, Sarau do Kintal, Sarau Suburbano, Sarau Verso em Versos, Praçarau, Sarau Preto no Branco, Sarau da Viela, Sarau na Laje e Batalha TSP.Tem espaços culturais que as pessoas também devem conhecer Teatro Clarianas, Teatro Encena, Bloco do Beco, Sacolão da Artes, Espaço Cita, Projeto Arrastão, Espaço Comunidade, Espaço Tesol de Teatro, Grupo Candearte, Casa do Poeta Marcos Pezão, Cinema na Laje, Instituto Periferia Ativa, Livraria Suburbano Convicto, Espaço DAVILA, Bar Sede Vila Fundão, Casa As Capulanas, Espaço Afrobase, Quilombaque Perus, Pombas Urbanas, Projeto Cicas, Brechóteca, Casa de Cultura da M'Boy Mirim, Espaço Clamart, Barracão Cultural DJ Lah, Capão Cidadão, Ação Educativa, A Banca, Centro Cultural Monte Azul, Bar do Mutcho, Na amostra da Vielada, Adega do Baguinho, Bar do Saldanha e mais um monte que nem citei.


Buzo: O que você gosta de fazer em São Paulo ?
Alex Barcellos:
Em Sampa gosto de ir a Saraus, shows, bares e andar as pelas ruas, quebradas ou na casa de amigos. Mais gosto muito de ficar em casa ouvindo música, lendo um livro ou vendo vídeos.


Buzo: 2015 foi um ano difícil, mas destaque 3 coisas boas....
Alex Barcellos:
2015 foi difícil mesmo! 3 coisas boas,
1 - O movimento que luta pela Lei de Fomento as Periferias, que pressionou o governo do Município na aprovação de mais recursos para a periferia neste ano de 2016, mais que ainda luta pela aprovação da PL da Lei.
2 - O Levante da Juventude dentro das Escolas da Rede Estadual, que derrubou um secretario de Educação em um governo tão autoritário e conservador, essa juventude que se manifesta que sente a necessidade de mudar o amanhã mais começando hoje.
3 Os avanços que aconteceram em São paulo com a Economia Solidária com a Inauguração de uma Incubadora, com o decreto de compras feito pela prefeitura de São Paulo favorecendo os EES, Coperativas etc, A juventude que vem conhecendo e se formando em Economia Solidária essa nova cadeia produtiva da Cultura na Ecosol e o surgimento da Rede JuvEsol ( Juventudes e Economia Solidária).


Buzo: Considerações finais e um salve pra quem vai ler essa entrevista ?
Alex Barcellos:
Um salve pra todas e todos! deixo aqui uma mensagem a quem possa interessar.
Que tenha paz e sabedoria todos os dias, que não tenha data definida pra ser feliz, que tenha sempre próximo de ti quem tu ama, que você mais pratique o amor do que só fale sobre ele, que todos os dias da sua vida sejam de paz, igualdade, solidariedade, que melhore nossa coragem em ajudar a todos e a todos, que tenham mais coragem em se ajudar, que a saúde esteja forte pra continuarmos nas trincheiras do dia-dia, que nossos corações amoleçam e que não tenhamos mais medo de ser sincero, que eu sonhe mais e que conheça mais sonhadores, que devemos aprender a compartilhar mais e deixar nosso aprendizado no coração de cada pessoa, que tudo eu tenha e que tudo tu tenha, que sejamos mais unidos, mais irmão, mais nóiz por nóiz, espero olhar pro lado e ver você comigo no corre da vida sempre!
Vida longa á todos nós e muito amor sempre.
Valeu Buzo, Gratidão irmão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário