domingo, 17 de janeiro de 2016

Entrevista exclusiva com o rapper, escritor e cartunista Walter Limonada.... ou, Valter Luis.

Ele é rapper com 3 cd´s lançados, escritor com um livro e cartunista com outros dois livros.... morador de São Bernardo do Campo, Walter Limonada, ou Valter Luis é sonhador, mas realiza os sonhos acordado.
Vamos conhecer mais desse mano, amante dos fanzines e do Hip Hop.... nessa entrevista exclusiva.
POR: Alessandro Buzo
***




Alessandro Buzo: Quem é Walter Limonada e porque assina também Valter Luis ?
Walter Limonada:
Primeiramente, minhas palavras de gratidão, por estar participando do “Buzo Entrevista”, boa leitura pra todos. Vamos as respostas...
Walter Limonada, é o meu nome artístico, sou um Hip-Hopper, pois, me expresso musicalmente através das letras de RAP que componho, porém, admiro todos os outros elementos do Movimento Hip-Hop, que são o Graffiti, a arte de discotecar e a dança. E é claro que dentro de todo esse Movimento, o CONHECIMENTO é fundamental.
Valter Luis, é o meu nome de batismo, e como estou na área da Educação há pelo menos uns 12 anos, assinei e continuo assinando muitos trampos culturais como “Valter Luis”, e resolvi também assinar artisticamente o meu nome de batismo em alguns dos meus trabalhos, principalmente os trampos em que não ficam somente dentro do tema Hip-Hop.
Mas, no final das contas é tudo a mesma pessoa, não tem essas coisas de “dupla personalidade”.


Buzo: Você é rapper, tem CD lançado... continua atuando ?
Walter Limonada:
Sim, sou Rapper. Não tenho uma grande mídia de divulgação sobre esse meu trampo musical, porém, tenho 03 álbuns lançados.
Em 2003 lancei o “Mente Poderosa” , em 2005 o “Teimosia” e em 2010 “Lemons Fragmentos”, os três estão disponíveis na Internet (Youtube) e alguns Blogs. Todos os 03 álbuns, tem participações de guerreiros e guerreiras que estão na luta por uma periferia melhor. Inclusive, o entrevistador e escritor Alessandro Buzo, tem uma importante participação no meu álbum “Teimosia”, atuando como um Rapper e mandou a rima pra valer na parada.
E além da correria como Rapper, eu sempre corria em paralelo como Fanzineiro, fiz vários Fanzines Autorais (Boletins Informativos), o mais conhecido foi o “Folhas de Attittudes”, colaborei também com centenas de outros Fanzines, além de ter sido repórter colaborador do saudoso jornal “Estação Hip-Hop”, da saudosa revista “RAP Brasil”, dentre outras publicações.
Sem contar que fiquei 02 anos como colaborador do programa de rádio “ESPAÇO RAP” da 105 FM, convidado pelo mano Easy Nylon, fazendo a seção “Ligado no Movimento”, onde dava variadas dicas de leitura e culturais pros ouvintes.
Então, sempre estive envolvido em palestras e exposições, ainda estou, então sempre que pinta uma oportunidade, subo nos palcos ou vou aos Saraus, eu mando a rima também.
E quem sabe, talvez ainda eu acabe lançando um novo trampo musical, mais atualizado, é claro, acho que ainda tenho folego pra isso.


Buzo: Você lançou um livro lá atrás, Trokando Umas Ideias e Rimando Outras, como foi essa experiência ?
Walter Limonada:
Então, como eu disse acima, eu atuava como Rapper e ao mesmo tempo em paralelo, atuava como escritor nos Fanzines. Então me veio a ideia de juntar a fome com a vontade de comer.
Fiz um apanhado de minhas melhores rimas na época (2007) e fiz alguns textos em forma de crônicas e assim surgiu o livro: “Trokando Umas Idéias e Rimando Outras”. O livro, assim como todos os meus trampos anteriores, saiu de forma independente, pelo selo que eu mesmo criei, “Limonada Imprensa Alternativa”, porém esse livro teve também o apoio cultural da Associação Ação Educativa. O Eleilson Leite, na época estava a frente da Ação Educativa, viu os textos e as poesias e apoiou a ideia. Somente com esse apoio foi realmente possível por o livro nas ruas.
A maior experiência que eu trago sobre este livro, é que com ele consegui expor meus RAPs em localidades que ele não entrava musicalmente. Além de ter expandido muito mais a minha forma de atuação, mostrando que a literatura é forte dentro das Favelas, dentro das Comunidades, foi um soco na cara de quem vive falando que quem é pobre não gosta de ler.
E pra fortalecer ainda mais essa idéia, após o meu livro solo ir pras ruas, fui convidado para participar em várias antologias literárias, como por exemplo, “Pelas Periferias do Brasil”, organizada pelo Buzo, “Hip-Hop à Lápis – A Literatura do Excluído” organizada pelo Toni C., “Coletivo Perifatividade - Vol.I”, organizada pelo Paulo Rams, dentre outras coletâneas e participações.
Ressaltando que além das correrias musicais e literárias, também participei atuando, em algumas produções cinematográficas, como por exemplo, no filme “Profissão MC” de Alessandro Buzo e Toni Nogueira, e nos filmes “A Testemunha” e “Pé de Cabra” de Milton Santos Jr.
Além de diversos documentários sobre o Hip-Hop.


Buzo: Você mora na periferia de São Bernardo do Campo, nos fale do Jd Silvina e como é morar no ABC ?
Walter Limonada:
Eu moro no Jardim Silvina desde meu tempo de adolescente, conheço cada palmo do bairro e redondeza. Foi nele que eu estudei o ensino fundamental. E foi no bairro vizinho (Vila São José) que fiz o meu segundo grau.
Geograficamente o bairro vem expandindo cada vez mais, por ser ao lado da Via Anchieta com rápido acesso à Rodovia dos Imigrantes e ao Rodo Anel Mário Covas, muitas empresas do comércio estão vindo pra cá, que já tem o histórico de ser a capital das empresas de móveis e automobilísticas.
É claro que tem suas peculiaridades. Mas, as problemáticas são as mesmas de outras comunidades... Houve sim uma certa melhoria em alguns setores, porém, existem muito outros setores do bairro e do município ainda sofrendo descaso do poder publico...
O povo aqui não é só sonhador, é também um povo batalhador. Então, acredito e boto fé que muitas vitórias ainda virão.


Buzo: Você passou a desenhar, fazer tirinhas, como se deu esse início, você sempre desenhou ?
Walter Limonada:
Desde que eu me entendo por gente, meu pai era dono de bancas de Jornais, ficou uns 20 anos fazendo isso, então em casa nunca faltou livros, revistas, lápis de cor, canetinhas... Então já viu né ? Sempre eu estava rabiscando ou lendo, isso foi natural pra mim, eu até pensava que todo mundo fazia isso, no começo.
Mas, o tempo foi passando, veio a realidade batendo de frente, tive que trabalhar, fazer cursos, me manter numa profissão e consecutivamente os desenhos foram ficando de lado.
Voltei a ensaiar alguns desenhos na época que fazia Fanzines, mas, nada serio, só comecei levar a serio, quando pintou a oportunidade de colaborar no jornal “Boletim do Kaos”, com as tirinhas coloridas. Isto foi em 2013. Aí não parei mais, fui convidado por outros jornais impressos pra colaborar com tirinhas, além de ter algumas publicadas nos sites como por exemplo, “Jornalirismo” e “Rap Nacional”. Sem contar as que já estão espalhadas em diversos blogs ou redes sociais.
Uma outra coisa, que foi acontecendo são as diversas colaborações ilustrativas que já estou fazendo, vou citar as que já foram pras ruas, a ilustração de capa do EP do Rapper R.Jay, uma ilustração que fiz pro escritor Germano Gonçalves e ele publicou no livro dele “O Ex-Excluido”, a colaboração gráfica que fiz para o game “A Horda do Caos”, encabeçada pelo meu mano Gustavo Linzmayer, dentre outras que estarei falando melhor quando saírem.


Buzo: Em 2015 você lançou 2 livros HQ, fale primeiro do livro: Todo Mundo Quer Ir Pro Cel. ?
Walter Limonada:
O ano de 2015 (apelidei ele “carinhosamente” de Dois Mil e Crise), foi muita treta pra mim. Estava desempregado e com a vida pessoal de cabeça pra baixo. Mesmo assim, dentro dessas turbulências, foquei no meu trabalho artístico e fiz um monte de ilustrações, tirinhas e quadrinhos, aí comecei a organizar todo esse material e me veio a idéia de fazer um livro só com os quadrinhos.
Como fiz muitas piadinhas em relação ao uso de celular, resolvi usar isso como o tema base do livro, mas, sem deixar outros temas de fora. E assim foi surgindo a ideia do livro, e em Julho de 2015, eu ainda desempregado, surgiu a oportunidade de lançar o livro em parceria com a Editora Edicon.
A Dona Valentina, editora da Edicon, já conhecia meus trampos e acreditou na proposta e assim foi possível por nas ruas o meu primeiro livro de quadrinhos, chamado: “Todo Mundo Quer Ir Pro Cel.”
O livro conta ainda com o prefacio de Alessandro Buzo, uma colaboração em cartum do mano Marcelo Dopi e também um poema exclusivo do mano Germano Gonçalves. Miolo em preto e branco e oito páginas coloridas. Além da parceria editorial, Edicon / Limonada Imprensa Alternativa.




Buzo: O livro trouxe o resultado esperado ?
Walter Limonada:
Trouxe sim e ainda está trazendo...
Por exemplo, em 2015 fiz lançamento do livro em pelo menos uns 10 Saraus pela cidade de São Paulo, aproveito o momento para agradecer à todos que eu tive a oportunidade de conhecer, fui bem recebido por todas as localidades que passei.
Outro grande resultado, são as novas oportunidades de parcerias que estão chegando.


Buzo: Ainda ano passado você lançou outro em parceria com o Sr. Hans Freudenthal de 87 anos.... como se deu essa parceria ?
Walter Limonada:
Isso mesmo, como eu disse acima, novas oportunidades estão chegando, e o Sr. Hans, também é um escritor e tem vários livros dele, que foram lançados pela Edicon, então meu livro chegou nas mãos dele, ele curtiu pra caramba os desenhos e queria me conhecer.
Por uma coincidência do destino, o Sr. Hans, começou a frequentar o Sarau Suburbano, no Bixiga, e acabamos nos conhecendo pessoalmente, mas, eu nem imaginava que ele queira uma colaboração minha no novo livro dele, e que o livro fosse lançado ainda em 2015.


Buzo: Fale desse livro então..... Haikais com Limonada ?
Walter Limonada:
Então, o Sr. Hans, um mano que já chegou aos seus 87 anos, mas, tem a mente aberta em relação a literatura e aos desenhos me falou de seus textos em formato HAIKAIS, e disse que gostaria de ter minhas ilustrações nesse seu próximo livro.
E novamente com o apoio da Dona Valentina, da Edicon, colocamos o livro nas ruas, com todas as páginas coloridas.
E o Hans e a Edicon, fizeram questão que eu aceitasse ser um co-autor do livro e não apenas um participante. Pra mim foi a maior honra.
Então, no dia 15 de Dezembro de 2015, o livro “Haikais com Limonada”, foi pras ruas, com o primeiro lançamento oficial, no Sarau Suburbano.
Devo confessar que nesse livro, tive que me dedicar bem mais para finalizar os desenhos, pois, o convite do Sr. Hans, veio em Novembro, bem na época que arrumei um novo emprego novamente, então varei umas madrugadas, pra entregar tudo no prazo. E é claro que valeu a pena.
O livro “Haikais com Limonada”, saiu pela Editora Edicon, é um livro de provérbios Haikais, escrito pelo Hans Freudenthal e ilustrado por mim. Todas as ilustrações são coloridas.
Há, e ao mesmo tempo que fazia as ilustrações pro livro em parceria com o Mano Hans, fiz a ilustração para a capa de um livro chamado “Trilogia Inacabada” da escritora Elizabeth Zarzur, também da Edicon, e saiu nas ruas em Dezembro de 2015, também.



Buzo: Quais seus projetos pra 2016 e considerações finais ?
Walter Limonada:
São inúmeros... Vamos ver o que da pra fazer...
É claro que além de algumas colaborações já confirmadas, mas, só serão citadas quando saírem pras ruas, pretendo lançar um novo livro em quadrinhos solo e também alguns RAP´s mais atuais.
Mas, antes disso, as divulgações dos livros “Todo Mundo Quer Ir Pro Cel.” E “Haikais com Limonada”, ainda continuam.
Tem várias localidades em Sampa, que pretendo lançar esses livros, e também em outros estados pelo nosso Brasil afora.
Estou aberto a negociações e conexões para divulgar esses trabalhos. Vamos que vamos...
Me procure e adicione ae nas redes sociais, pra continuar as idéias, contratar pra eventos, palestras, o meu e-mail é: walterlimonada@gmail.com
E meu blog: rabiscosdovalterluis.blogspot.com
E finalizo agradecendo o mano Alessandro Buzo, pelo convite. O Buzão é meu brother muito ANTES de todas essas tecnologias atuais, fama e tudo mais. E sempre acreditou e participou dos meus trampos, desde a época dos Zines. Salve, toda família Suburbano Convicto. E um agradecimento especial a VOCÊ, que acabou de ler toda essa entrevista e conheceu um pouquinho mais sobre minha trajetória. Muita PAZ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário