segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Entrevista com a militante Wilma - Preta Pretinha

Seu nome é Wilma Ribeiro Souza, a Preta Pretinha..... Preta pretinha é uma mulher militante, feminista, negra, fotografa autônoma e nessa entrevista exclusiva vamos conhecer um pouco mais dela, que vai sempre fotografar os protestos em São Paulo, porque segundo ela, a mídia não mostra a verdade dos fatos.




Alessandro Buzo: Quem é Wilma Ribeiro Souza, Preta Pretinha, por ela mesmo ?
Wilma: Preta pretinha é uma mulher militante, feminista, negra, fotografa autônoma que está na luta diária pelo reconhecimento da Igualdade de Direito para as Mulheres.

Buzo: Comecei a prestar atenção nas suas postagens quando disse que ia com sua filha pros protestos, é isso mesmo, leva ela junto ? Quantos anos ela tem ?
Wilma: Sim minha filha (Anna Carolina de Souza Dias) vai comigo a atos, Protestos desde seus 15 anos de idade, hoje ela tem 21 anos.

Buzo: O que te motiva sair de casa pra ir a um protesto ?
Wilma: Oque me motiva é documentar os fatos através do fotojornalismo e acho importante a luta por um direito de ter um valor de passagem justo para todos.

Buzo: VC fotografa os protestos, o que faz com as imagens ?
Wilma: Sim fotografo,tenho uma pagina no Facebook onde disponho das imagens,pq nem sempre a vdd dos fatos são mostradas pela grande midia.

Buzo: O que pensa sobre o Movimento Passe Livre ?
Wilma: Eu acho um Movimento importante,mas acho que algumas posições deveriam ser repensadas para que o Movimento pudesse crescer mais.

Buzo: Black Block .... o que pensa sobre eles ?
Wilma: Eu acho que a maneira como eles lutam é muito independente e acaba desfavorecendo os Protestos,pq agem de maneira violenta.

Buzo: O povão, aquele que só quer manter o emprego.... não sabe o poder que tem ?
Wilma: Acredito que realmente o povo na sua grande maioria não saiba mesmo o poder que tem, principalmente nas eleições.

Buzo: Governo Alckmin ?
Wilma: Acho o pior governo que tivemos, um governo que acaba com educação, saúde,transporte não pode ser bom.

Buzo: O que achou das Ocupações nas Escolas ?
Wilma: Achei muito bom,acho que finalmente os jovens estão acordando e buscando seus direitos.

Buzo: Um mundo melhor é possível ?
Wilma: Sim é possível, se houvesse mais solidariedade,igualdade entre todos.

Buzo: Um sonho ?
Wilma: Meu sonho é poder ter um Projeto onde eu possa contar as historias de luta das pessoas,pelo Brasil á fora,revirar cada cantinho,mostrar através das minhas lentes,oque querem,como vivem e qual sua luta.

Buzo: Defina São Paulo ?
Wilma: São Paulo é o mundo, mas vejo uma São Paulo muito capitalista.

Buzo: Fale mais de VC, o que curte, onde gosta de estar em SP ?
Wilma: Eu curto Hip Hop e o lugar que gosto mais de estar é no centro de São Paulo,onde tudo acontece, onde é palco de muitas historias.

Buzo: Existe amor em SP ?
Wilma: Existe amor, mas ainda é pouco.

Buzo: Considerações finais....
Wilma:Quero acreditar em cidade justa para todos,em um mundo melhor,onde cada pessoa seja oque elas quiserem ,sem julgamento por cor de pele,eu busco este mundo.....onde pretos e brancos, homens, mulheres, trans, gays, lesbicas vivam em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário